Para advogados, julgamento do mensalão foi de “marco” a “incompreensível”, passando por “espetáculo” e “complexo”

201211.29
5

Matéria publicada originalmente no portal UOL. Veja a matéria completa.


Após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a pena do 25º e último condenado no julgamento do mensalão, o UOL fez a mesma pergunta a 15 advogados que acompanharam (em algumas ocasiões, na redação do UOL) as sessões do Supremo durante o processo: “Qual a importância deste julgamento para a sociedade brasileira e para o Poder Judiciário?”.

“O julgamento do mensalão foi um marco na história do Brasil. Se este marco será realmente positivo, só o futuro nos dirá”, afirmou o advogado criminalista Fábio Lucato, especialista em Direito Penal Econômico pela FGV e membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa.

Para Thiago Anastácio, que também é advogado criminalista, foi um julgamento “longo, cansativo e incompreensível para a sociedade senão pelos resultados proclamados, fazedor de ministros heróis e vilões (o que sempre é motivo de preocupação, pois ambas as figuras não deveriam existir).”

Veja, abaixo, 15 opiniões sobre diferentes aspectos do julgamento do mensalão.

“A repercussão social do julgamento impulsionou o processo evitando que os crimes apurados alcançassem a prescrição e, consequentemente, que os acusados saíssem impunes. Para os cidadãos, o que realmente importa são as condenações e as penas de prisão impostas aos acusados. Nesse ponto, o julgamento cumpriu sua função. Por outro lado, o que gera preocupação para nós, operadores do direito, é o efeito que a decisão do Supremo causará nos processos em tramitação, diante de algumas das posições adotadas no julgamento” avaliou a advogada criminalista Patricia Sosman Wagman, membro do Comitê Penal do CESA e professora da Escola de Direito do Brasil (EDB)